Onivaldo Dyna da Silva

Pe. Onivaldo Dyna da Silva

Ano Sabático

Pe. Onivaldo Dyna da Silva, nasceu em 12 de fevereiro de 1954; filho de Teodoro Coelho da Silva e Jaceyr Dyna da Silva. Ordenou-se Padre em 08 de setembro de 1984 em Águas de Santa Bárbara, sua terra natal.

Cursou o Ensino Primário na Escola Paulo Delicio, em Águas de Santa Bárbara (SP)e o Antigo Ginásio na Escola Cene Jose Leite Pinheiro, em Cerqueira César (SP).

Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia N.Sra. Medianeira dos padres jesuítas em São Paulo – capital e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, dos padres Salesianos, até o inicio do 4º ano, quando transferiu-se para a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus – Dehonianos, onde concluiu a Teologia.

Iniciou seu ministério sacerdotal na cidade de Formiga – Minas Gerais como vigário paroquial. Permaneceu nesta Paróquia durante 2 anos e depois em 1987, foi transferido para Belo Horizonte, assumindo a assessoria da Pastoral da Juventude na CNBB – Leste 2. Juntamente com um grupo de religiosos fundou, em Belo Horizonte, o Instituto de Pastoral da Juventude Leste 2 e foi seu primeiro diretor.

Em 1992 foi transferido para Santa Catarina, cidade de Joinville, paróquia Sagrado Coração de Jesus, como vigário paroquial. Em 1994 transfere-se para Florianópolis como assessor regional da Pastoral Juventude na CNBB Sul 4. Depois, em 1996 nova transferência para São Paulo – capital, para o Santuário São Judas Tadeu – Bairro do Jabaquara.

No ano de 2000 é transferido para São José dos Campos, paróquia N.Sra. de Lourdes.

Em 2001 volta para São Paulo, capital para a comunidade do então Centro Dehoniano de Comunicação, assumindo novamente a assessoria da Pastoral da Juventude da CNBB – Regional Sul 1.

No ano de 2003 vai morar na Diocese de Itapetininga ainda por conta da assessoria regional, agora ligado a Dom Gorgonio, bispo referencial da PJ no Estado.

No inicio de 2004 encerra seu ministério de assessor da PJ e solicita ao Padre Provincial dos Dehonianos, uma experiência como padre diocesano. Foi acolhido na Diocese de Caraguatatuba por Dom Fernando Mason, que o designa como primeiro pároco da Quase-Paróquia Imaculada Conceição. Foi nomeado por Dom Altieri, em meados de julho, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Bairro do Ipiranguinha, Ubatuba. A posse foi no dia 8 de setembro de 2007. Nesta Diocese, além de pároco foi também Assessor da Pastoral da Juventude, das Cebs, vice-coordenador da Pastoral Presbiteral e membro do Colégio de Consultores.

Atualmente está na Diocese de Jales, estado de São Paulo, onde trabalhou como administrador paroquial da Paróquia São Luiz Gonzaga, Bairro Brasilândia, cidade de Fernandópolis e também da Quase Paróquia Senhor Bom Jesus, em Pedranópolis.

De 2012 a 2014 assumiu a Paróquia São João Batista, de Populina, com as comunidades de Mesópolis e Turmalina.

Na Diocese também ajudou na assessoria à Pastoral da Juventude.

No ano de 2009 completou 25 anos como padre.

Data de Nascimento: 12/2/1954
Ordenação: 08/09/1984