Igreja da América Latina

domdemetrio22

Nesta semana recordamos a devoção a Maria dos povos da América Latina, que tomou forma desde o início da colonização européia, a começar pela devoção a Nossa Senhora de Guadalupe.

A identidade católica dos países latino-americanos encontra na piedade mariana uma de suas características mais fortes. Historicamente esta identidade foi se construindo a partir da devoção a Maria. Ela será preservada na medida em que esta piedade mariana for agora assumida de maneira consistente, com o potencial evangelizador que ela traz.

Em nossa época, a Igreja da América Latina está passando por um período de intensa provação, como nunca aconteceu na sua história. A situação de pobreza da maioria de nossas populações, as intensas mudanças culturais que estão se verificando, o transtorno causado pelo impacto das seitas, junto com a precariedade das estruturas eclesiais de quase todas as dioceses, tudo isto faz com que muitos cristãos tenham dificuldade de continuarem se identificando com a Igreja Católica.

Em meio a esta provação, a devoção a Maria continua sendo uma referência indispensável para preservar a identidade eclesial dos nossos povos.

Em torno de Maria a Igreja da América Latina forjou sua identidade. Será novamente em torno de Maria que nossa Igreja poderá refazer esta identidade, dando-lhe a consistência evangélica vivida por Maria e testemunhada pelos Evangelhos.