Comunicados
Você está aqui: Página Inicial / Cidades / Santa Fé do Sul – Paróquia São João Batista

Santa Fé do Sul – Paróquia São João Batista

8415675232_2a9fb0bb55_z

Endereço: Rua Nove – 1045 – Centro

Fones: (17) 3631 1203

E-mail: paroquiasjb1@bol.com.br

Administrador Paroquial: Pe. Lorenzo Loghi

Colaboração: Pe. Eduardo Lima e Pe. Edevaldo José Furlanetto

Fundação: 24/6/1948

Emancipação: 6/5/1953

Criação da Paróquia: 12/10/1957

História: A cidade de Santa Fé do Sul foi fundada no dia 24/06/1948, pelo Dr. Hélio de Oliveira, que veio do Pará. Nesta data foi celebrada a primeira missa pelo Reverendo Frei Conuto. A primeira criança santafesulense nasceu no dia 31/03/1948, recebendo o nome de Antonio Carlos de Santa Fé e França.

A cidade surgiu a partir de uma iniciativa da Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização – CAIC que, em 1946, desejava formar uma cidade que servisse de centro polarizador dos negócios da região.

De acordo com as avaliações do engenheiro-agrônomo Hélio de Oliveira, seria dada especial atenção às proximidades do local determinado como parte do plano de prolongamento da Estrada de Ferro Araraquara, para onde estava destinada uma estação ferroviária. Demarcou-se, então, uma área que abrigaria não só a construção da cidade, mas o estabelecimento de algumas chácaras em torno do patrimônio.

Após a derrubada das matas, foram construídas as primeiras ruas, a primeira casa comercial e erguido o cruzeiro, onde foi celebrada a primeira missa do povoado, em 24 de junho de 1948, data considerada a de fundação de Santa Fé do Sul.

O povoado recebeu, inicialmente, agricultores e depois industriais, que promoveram o seu desenvolvimento e providenciaram a construção das primeiras estradas.

Em 30 de dezembro de 1953 foi criado o distrito e o município com território desmembrado do distrito de Três Fronteiras e dos municípios de Jales e Pereira Barreto.

A população atual é de 26.512 habitantes. Destes, 75,46% declaram-se católicos.

A Paróquia São João Batista foi criada em 12/10/1957.

Um dos momentos fortes, que impulsionou a vida da comunidade foi a Semana Missionária, acontecida de 24 de Julho a 1 de Agosto de 1998.

Padres anteriores:

Pe Johann Schulteworte; Pe. Miguel; Pe. João Schultevalter; Pe. Germano Grooten; Pe. Emanuel Vander Stappen; Pe. Evaldo Berg; Pe. Afonso Neppelenbroch; Pe. José Jansen; Pe. Elfren Boch; Pe. Rafael de Jong; Pe. Pedro Wanters; Pe. Nilson Ferreira Porto; Pe. Nivaldo de Vrind; Diac. Joviano de Lima; Diac. Libanio Cicuto; Pe. Pedro Carlos Avignolo; Pe. Juliano Vittório Todesco; Pe. Tomaz Bonnici; Pe. Joaquim Alberto; Pe. Valentim Felipe Stefanoni; Pe. Antonio de Jesus Sardinha; Pe. Dionel Seixas; Pe. Luís de Oliveira Martins; Pe. Domingos de Matos Vitorino; Pe. Antonio Farias; Pe. Manuel Hemenegildo T. Correia; Pe. João Serra de Araujo; Pe. Lorenzo Longui; Pe. Atalibo Maurício Lise; Pe. Renato Alves Aranha; Frei Francisco Rodrigues de Sousa; Pe. Donizeti Ap. dos Santos; Pe. Maximiano Pelarim Neto; Pe. Luciano Ramos da Natividade, Pe. Ilídio Rosa; Pe. Márcio Roberto dos Santos.

Desde fevereiro de 2009 o Pe. Lorenzo Longhi é o responsável pela paróquia.

Comunidades rurais:

Estiva – São João Batista

Córrego do Bonito – N. Sra. Perp. Socorro

Córrego do Retiro – N. Sra. Aparecida

Corredor Almeida Prado – N. Sra. Aparecida

Estrada 15 – São Benedito e N. S. Aparecida

50 Alqueires – Santo Antonio

Fazenda Almeida Prado e Fazenda Betânia

Bairros:

Jardim Mangará/Bartolão – São Benedito

Cohab Beira-Rio – São José Operário

São Francisco – São Francisco

Vila Mariana – N. Sra. Aparecida

Vila Pacheco – N. Sra. Perpétuo Socorro

Santa Cruz: N. Sra. da Imaculada Conceição

Bela Vista – N. Sra. de Fátima

Vila União – Santo Expedito

Sobre: Marcio Peruchi

Cúria Diocesana de Jales.

Escreva uma resposta

O seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *