Comunicados
Você está aqui: Página Inicial / Dicas Litúrgicas / Dicas litúrgicas para o 2º Domingo do Advento

Dicas litúrgicas para o 2º Domingo do Advento

2º Domingo do Advento

Solenidade da Imaculada Conceição

08/12/2013 – Ano A Neste 2º Domingo do Advento celebramos a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, uma festa da Igreja que envolve toda a humanidade no dom gratuito que Deus faz a Maria, abençoando a todos nós. O dogma da Imaculada Conceição foi definido em 1854, pelo Papa Pio IX.

Evangelho de São Lucas 1, 26-38: O texto do evangelho proposto para esta festa é o anúncio do anjo Gabriel a Maria.

Na Solenidade da Imaculada Conceição somos convidados a refletir o tipo de resposta que damos aos desafios de Deus. Ao propor-nos o exemplo de Maria de Nazaré, a liturgia nos convida a acolher, com um coração aberto e disponível, os planos de Deus para nós e para o mundo.

A primeira leitura mostra o que acontece quando rejeitamos as propostas de Deus e preferimos caminhos de egoísmo, de orgulho e de auto-suficiência. Viver à margem de Deus leva, inevitavelmente, a trilhar caminhos de sofrimento, de destruição, de infelicidade e de morte.

A segunda leitura garante-nos que Deus tem um projeto de vida plena, verdadeira e total para cada um de nós, um projeto que desde sempre esteve na mente do próprio Deus. Esse projeto, apresentado aos homens através de Jesus Cristo, exige de nós uma resposta decidida, total e sem subterfúgios.

O Evangelho apresenta a resposta de Maria ao plano de Deus. Ao contrário de Adão e Eva, Maria rejeitou o orgulho, o egoísmo e a auto-suficiência e preferiu conformar a sua vida, de forma total e radical, com os planos de Deus. Do seu sim total, resultou salvação e a vida plena para ela e para o mundo.

A história vocacional de Maria deixa claro que, na perspectiva de Deus, não são o poder, a riqueza, a importância ou a visibilidade social que determinam a capacidade para levar a cabo uma missão. Deus age através de homens e mulheres, independentemente das suas qualidades humanas. O que é decisivo é a disponibilidade e o amor com que se acolhem e testemunham as propostas de Deus.

Maria de Nazaré foi, certamente, uma mulher para quem Deus ocupava o primeiro lugar e era a prioridade fundamental, uma pessoa de oração e de fé, que fez a experiência do encontro com Deus e aprendeu a confiar totalmente n’Ele.

No meio da agitação de todos os dias, encontramos tempo e disponibilidade para ouvir Deus, para viver em comunhão com Ele, para tentar perceber os seus sinais nas indicações que Ele nos dá dia a dia?

Peçamos ao Senhor a graça de ser fiel, como Maria, a perfeita discípula que soube discernir sua santa vontade, e mostrar-se solícita em realizá-la.

Algumas dicas para nossa liturgia.

Cor litúrgica: Branco

Neste domingo, um ícone ou imagem de Maria pode estar em destaque no espaço celebrativo.

Acender a segunda vela da coroa do advento, após a saudação inicial. Esse gesto pode ser acompanhado de uns dos cantos 11 e 12 ou de uma pequena oração.

Os cantos desta celebração podem ser marianos e alguns do Advento.

Nesta celebração, por ser solenidade, canta-se o Glória.

A bênção solene está no Missal, página 519. Lembrar que no próximo domingo faremos a Coleta para evangelização.

As sugestões de canto para esta missa são:

Entrada: 10

Ato penitencial: 96 ou 95

Glória: 134 ou 144

Salmo: o mesmo do lecionário

Aclamação: 277, 278

Ofertas: 342, 343 344, 345, 346

Santo: 436 ou 441

Comunhão: 555

Envio: 637 ou 633

Oremos: Concedei, ó Deus ao povo cristão conhecer a fé que professa e amar a liturgia que celebra. Por Cristo nosso Senhor. Abençoe-nos o Deus todo poderoso, Pai Filho e Espírito Santo. Amém!

Sobre: Lazara Maria

Cúria Diocesana de Jales.

1. Alexandre Amarildo Vaz

Bom dia!
    Sou Alexandre, pertenço a Diocese de Taubaté/SP, Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, Comunidade Cristo Rei.
    Gostaria de saber onde baixo as sugestões das músicas para a missa, tem o número da música, porém não consigo buscar no site.
    Desde já muito obrigado.
    Deus lhes pague!

• Olá Alexandre!
      A Diocese tem seu próprio livro de cânticos, e os números indicados são dele. Temos o livro e partitura, caso vc tenha interesse em adquirir, entre em contato conosco: (17) 3632 1370.

Escreva uma resposta

O seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *