Diocese de Jales acolhe o XX Congresso da Pastoral Familiar do Estado de São Paulo

Neste final de semana dos dias 27 a 29 de agosto, a Diocese de Jales sediará o XX Congresso da Pastoral Familiar do Regional Sul 1 da CNBB. Esse Congresso, preparado pela Coordenação da Pastoral Familiar da Sub-região de Ribeirão Preto 2, terá a participação de representantes de Dioceses, bem como pastorais e movimentos dedicas à evangelização da família.

O tema do congresso será: “O Evangelho da Família: Alegria para o Mundo”, que tem como foco a relação familiar. Inspirado nas palavras do Papa Francisco: “o Evangelho da família é resposta às expectativas mais profundas da pessoa humana”, o Congresso busca evangelizar as famílias e introduzi-las no caminho do Senhor.

O Bispo Diocesano de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, expressa em carta um convite a outros Bispos para participarem do Congresso. “Vossa participação nesse Congresso será motivo de alegria, uma vez que o Bispo, como pai e pastor, conforme a Exortação Apostólica Familiaris Constortio, nº73, “deve estar atento de um modo particular a este setor da pastoral, sem dúvida prioritário”.

Segundo a comissão da Pastoral Familiar do Regional Sul 1, os congressos visam a Oração, reflexão, formação, troca de experiências, congraçamento e muita informação, partindo sempre do tema do Encontro Mundial das Famílias que, neste ano, acontecerá em Dublin, Irlanda, de 22 a 26 de agosto.

Como uma Igreja em saída, através dos congressos, se pretende chegar a todas as famílias do Regional Sul 1, para se levar a novidade e a beleza do anúncio próprio dos três setores da Pastoral Familiar (Pré Matrimonial, Pós Matrimonial e Casos especiais) de forma a atender o que nos pede o capítulo VIII da Amoris Laetitia, Exortação Apostólica, pós sinodal, do Papa Francisco: “Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade” de todas as famílias; de todas as pessoas, numa pastoral de conjunto em que cada um entra com o seu melhor para o bem de todos.

Além de palestras e partilha das ações pastorais, o congresso conta também com momentos culturais como teatro, coral, etc. Reunindo diversas Dioceses do Estado de São Paulo.

Logotipo do XX Congresso da Pastoral Familiar

Logotipo trás em primeiro plano o tema do congresso: “EVANGELHO DA FAMÍLIA – ALEGRIA PARA O MUNDO”. Acima do tema, é apresentada a imagem de uma família voltada para o mapa mundi, nos levando a ampliar nosso leque de visão para abranger todas as gentes em todo o globo. A cruz e o semicírculo que envolve o globo e a família, nos lembra a missão e vocação das famílias de viver intensamente a busca da santidade, através da leitura e vivência da Palavra de Deus, a bíblia sagrada, colocada no canto superior direito, traduzida em todos os idiomas, unificando a caminhada da humanidade na direção de Jesus Cristo, caminho, verdade e vida. Por fim, como pano de fundo do logotipo, a Bandeira de Jales, cidade que acolhe a Regional Sul 1 em seu XX Congresso da Pastoral Familiar.

Com informações do regional Sul 1 da CNBB