Diocese de Jales se prepara para mais uma Romaria

A Diocese de Jales, se prepara para a sua 33ª Romaria Diocesana, que se realizará no dia 20 de agosto, com início em frente ao Lar Transitório São Francisco de Assis, ás 14h, seguindo em caminhada até a praça da catedral. Neste ano a Diocese encerrará o seu ano Voca cional que iniciou na romaria do ano passado, obtendo como resultado positivo a aquisição do novo seminário na cidade de São José do Rio Preto.
Neste ano foram impressos aproximadamente 10.000 exemplares do livro de encontros em preparação a romaria, para os grupos de quarteirão, levando como tema para reflexão: “Com Maria nos libertamos de novas escravidões”.
Os encontros do subsidio, abordam assuntos como: construção de uma nova sociedade; Justiça; Bem Comum; Casa Comum. Refletindo também sobre a situação atual do país, destacando a desigualdade, o desemprego, a corrupção e a degradação ambiental.

1ª Romaria Diocesana – Fiéis carregam o Cruzeiro para a implantação na Praça da Catedral.

Como surgiu a Romaria?
A Romaria Diocesana de Jales foi realizada pela primeira vez no dia 18 de agosto de 1985, por Dom Demétrio, em razão do Jubileu de Prata da Diocese. Para comemorar os seus 25 anos, além da romaria, a Diocese de Jales reimplantou na praça da catedral o cruzeiro de fundação da cidade de Jales.
O pequeno momento para comemorar o jubileu de fundação da diocese se repercutiu de tal modo que se tornou ponto de referência para todas as comunidades e paróquias. A data de fundação da Diocese, dia 15 de agosto, se coincide com a data de sua Padroeira Nossa Senhora da Assunção, celebrando em unidade sempre no domingo seguinte.

Objetivos da Romaria
A Romaria Expressa a unidade da Diocese, que se reflete na presença de romeiros procedentes de todos os municípios da região, que se congregam em multidão na Praça da Catedral.
Para a Diocese, a Romaria representa um precioso instrumento de trabalho pastoral. Por ela se cultivam os valores da religiosidade popular, e ao mesmo tempo se fortalece a conscientização do povo e sua organização, através de milhares de grupos que se reúnem para refletir e preparar com antecedência o tema que a Romaria celebra. Pela Romaria a Diocese se une também aos grandes assuntos que em cada ano vão preocupando a vida da Igreja e da sociedade.