Diocese de Jales em saída, a caminho da missão permanente

“Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, do que uma Igreja enferma pela oclusão e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Não quero uma Igreja preocupada com ser o centro, e que acaba presa em um emaranhado de obsessões e procedimentos”. Disse o Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. A Diocese de Jales tem se empenhado cada dia mais para viver de fato este pedido de Francisco.

No mês de junho o Setor Juventude da diocese, Assessorado Pelo Padre José Antônio Soares, reuniu aproximadamente 250 jovens e Assessores Adultos, na Missão Jovem Diocesana que foi realizada em Pereira Barreto. Os jovens que foram ao encontro de outros jovens já estão ansiosos para as próximas missões.

O Bispo Diocesano de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, que acompanhou durante toda a programação os jovens, em sua homilia destacou a necessidade dos jovens serem igreja em saída no ambiente em que frequentam, e incentivou os grupos de Jovens a não ficarem presos nas igrejas e salões, para realizar os encontros de oração, ele afirmou que para que se tenha o equilíbrio da vida em comunidade é necessário promover a cultura do encontro. Os jovens são convidados a promoverem suas missões na própria comunidade que frequentam.

Missionários UNIVIDA 2017

Além da Missão Jovem, na próxima semana, do dia seis até o dia 13 de julho, se realizará a Missão Humanitária Univida, em Dourados-MS na Aldeia Indígena Jaguapirú promovida pela Pastoral Universitária em parceria com diversas universidades. Aproximadamente 275 Universitários e Agentes de Pastoral participarão da missão.

“A UNIVIDA promove o voluntariado, especialmente do estudante universitário, com a intenção de sensibilizá-lo socialmente e de humanizá-lo para sua pratica profissional pelas práticas em prol dos excluídos” afirma o Assessor Diocesano da Pastoral Universitária e Responsável pelas Missões Univida, Padre Eduardo Alves de Lima.

Como igreja em saída, também faz parte do Calendário Diocesano, a Semana Missionária Diocesana, que se realizará em três pontos da Diocese, nos dias 18 a 22 de julho. Os Setores Pastorais de Fernandópolis e Ouroeste se reunirão em Indiaporã; os Setores Pastorais de Jales e Santa Fé do Sul, na Paróquia São José Operário em Jales; e os Setores Pastorais de Auriflama/Salgado, Pereira/Ilha e Palmeira D’ Oeste se reunirá em Itapura.

Algumas comunidades da diocese já vivenciam a missão permanente, onde saem ao encontro do outro, com maior frequência, muitas vezes com visitas semanais ou mensais, nas casas das famílias da comunidade local.