Diocese de Jales em preparação para o Sínodo dos Bispos 2018

“Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”: esse será o tema da próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos convocada pelo Papa Francisco para outubro de 2018. Para colocar a Igreja “a caminho”, o pontífice convocou os próprios jovens para falarem sobre o seu “desejo de mudança”. Foi a eles que Francisco enviou uma carta no último dia 13 de janeiro, apresentando o documento preparatório do Sínodo: “Eu quis que vocês estivessem no centro da atenção, porque eu os trago no coração. […] A Igreja também deseja se colocar à escuta da voz de vocês […]. Façam ouvir o seu grito, deixem-no ressoar nas comunidades e façam-no chegar aos pastores”. E não se trata apenas de “palavras bonitas”. Há também uma novidade no caminho preparatório deste Sínodo: o lançamento de um site na internet voltado especificamente aos jovens, com um questionário sobre as suas expectativas e a sua vida. Todo o material coletado, depois, irá ajudar na redação do documento de trabalho do Sínodo, o chamado Instrumentum laboris, que será o ponto de referência para o debate dos Padres sinodais.

Os jovens da Diocese de Jales também estarão em sintonia com o Sínodo dos Bispos, enviando sua contribuição após estudo incentivado pelo bispo Dom Reginaldo que destacou a importância da voz dos jovens da Diocese de Jales para este momento da Igreja, no programa Diocese a Caminho da Rádio Assunção, do último sábado, dia 18 de fevereiro.

Com a convocação de Dom Reginaldo para estudo nos grupos de jovens de cada comunidade, a Coordenação Diocesana da Juventude (CDJ) disponibilizou no site da Diocese de Jales o documento e a carta para estudo.

Baixe aqui o documento preparatório para o Sínodo dos Bispos, e a Carta do Papa Francisco para os jovens e comece a estudar com seu grupo.