Dicas litúrgicas para o 33º Domingo Comum

Dia 13/11/2016 – Ano C

A liturgia deste 33º Domingo Comum anuncia o Reino de Deus, o ponto de chegada da história da humanidade que caminha guiada pela presença de Deus.

Evangelho: Lucas 21, 5-19

A liturgia deste domingo reflete sobre o sentido da história da salvação e nos diz que a meta final para onde Deus nos conduz é o novo céu e a nova terra da felicidade plena, da vida definitiva.

Este quadro, que deve ser o horizonte que os nossos olhos contemplam em cada dia da nossa caminhada neste mundo, faz nascer em nós a esperança; e da esperança brota a coragem para enfrentar a adversidade e para lutar pelo advento do Reino.

Na primeira leitura, um mensageiro de Deus anuncia a uma comunidade desanimada, céptica e apática, que Deus não abandonou o seu Povo. O Deus libertador vai intervir no mundo, vai derrotar o que oprime e rouba a vida e vai fazer com que nasça o sol da justiça, que traz a salvação.

A segunda leitura reforça a ideia de que, enquanto esperamos a vida definitiva, não temos o direito de nos instalarmos na preguiça e no comodismo, alheios às grandes questões do mundo e evitando dar nossa contribuição na construção do Reino.

O Evangelho nos oferece uma reflexão sobre o percurso que a Igreja é chamada a percorrer, até à segunda vinda de Jesus. A missão dos discípulos em caminhada na história é comprometer-se na transformação do mundo, de forma a que a velha realidade desapareça e nasça o Reino. Esse caminho será percorrido no meio de dificuldades e perseguições; mas os discípulos terão sempre a ajuda e a força de Deus.

Nessa caminhada, os cristãos sabem que não estão sós, mas que Deus vai com eles… É essa presença constante e amorosa de Deus que lhes permitirá enfrentar as forças da morte, que tentam evitar que o mundo novo apareça; é essa força de Deus que permitirá aos discípulos de Jesus vencer o desânimo, a adversidade, o medo.

Olhando para nossa realidade, podemos descobrir em nosso tempo, muitos sinais do fim do mundo tal como Jesus os apresenta no evangelho: guerras, terremotos, fomes, epidemias. Muitas coisas podem servir para manipular o medo e a angústia das pessoas. Talvez por isso, vemos hoje um grande aumento de seitas.

Mesmo no cristianismo, vemos surgir regularmente aparições de várias espécies. O regresso do religioso toma muitas vezes a forma de uma procura de sinais milagrosos, de predições sobre tudo. Há mais magos, adivinhos, cartomantes, astrólogos e gurus do que padres. Em suma, o esoterismo está na moda. E, para tranquilizar a consciência, até nos apoiamos nas palavras de Jesus.

Mas Jesus adverte-nos: “Tende cuidado; não vos deixeis enganar, pois muitos virão em meu nome e dirão: ‘sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não os sigais”. O nosso futuro não está inscrito nos astros, nas cartas, nem nas linhas da mão. O nosso futuro está em Jesus.

Se queremos sinais, temos um: a morte e a ressurreição de Jesus, que nos são dadas em cada Eucaristia e que são a prova última e definitiva do amor de Deus por nós. Para nos manter firmes, a nossa primeira preocupação deve ser vivificar a nossa fé, reencontrar uma intimidade com Jesus.

Alguns sinais de desagregação do mundo velho, que todos os dias contemplamos, não devem nos assustar: eles são, apenas, sinais de que está para nascer algo novo e melhor. O perder certas referências pode nos assustar e embaralhar nossos esquemas e certezas; mas sabemos que é impossível construir algo mais bonito, sem a destruição do que é velho e caduco.

Peçamos ao Senhor que aumente nossa fé e nos faça caminhar na esperança, sem nada temer, acreditando que em meio às dificuldades podemos contar sempre com a proteção e a força de Deus, que jamais nos abandona.

Algumas dicas para nossa liturgia

A cor da liturgia é verde.

Para o espaço celebrativo, preparar um arranjo utilizando lamparinas, dando o sentido de vigilância, proposto no evangelho.

No início da celebração, o animador pode fazer uma pequena monição, dando sentido ao que estamos celebrando.

Antes do início da celebração seria bom criar um clima de silêncio entoando um refrão meditativo.