Diocese de Jales

Claretiano inaugura polo de apoio presencial em Jales

Sete de dezembro de dois mil e dezoito. Data que ficará marcada na educação do município de Jales e região. Isso porque, com a missão de ‘Capacitar a pessoa humana para o exercício profissional e para o compromisso com a vida, mediante uma formação integral. Esta missão de caracteriza pela investigação da verdade, pelo ensino e pela difusão da cultura, inspirada nos valores éticos e cristãos e no carisma Claretiano que dão pleno significado à vida humana’, (PEC, 2012, p. 17) o Claretiano – Centro Universitário inaugurou seu Polo de Apoio Presencial na cidade de Jales. Localizado na Escola Vocacional da Diocese de Jales o polo oferecerá cursos de Graduação e Pós-Graduação, todos na modalidade à distância.
A inauguração contou com as presenças do Clero da Diocese de Jales que na ocasião foi representado pelo Bispo Diocesano, Dom Reginaldo; pelo Bispo Emérito Dom Demétrio Valentini e pelos Padres Sardinha, Natalino, Júnior, Valdair, Trindade, Telmo, Eduardo Lima e Joison e pelo Seminarista Jean; além da secretária municipal da Educação, Lourdes Marcondes Rezende, que na oportunidade representou o Prefeito, Flávio Prandi Franco e pela diretora da Escola Estadual “Dr. Euphly Jalles”, Maria Helena Feboli e a imprensa local.
O Bispo Diocesano de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, conduziu a cerimonia, fez a benção, falou sobre a importância da parceria e da chegada do Claretiano na cidade. “Toda a nossa cidade e região ganham com a chegada do Claretiano. Para quem está buscando uma formação integral chegou a hora”, explica. Em seguida, o Bispo juntamente com supervisor regional de polos no Estado de São Paulo, João Bosco, fizeram o descerramento da placa inaugural. Para a secretária municipal da Educação, Lourdes Rezende, o Claretiano vem somar na área educacional de Jales. “Como a instituição oferece cursos a distância será um facilitador para quem não tem tempo hábil para frequentar presencialmente uma instituição de ensino. É uma grande conquista para a cidade”, pondera.
Após esse ato, todos foram convidados a assistir o vídeo que apresenta o Claretiano e toda a estrutura oferecida, conheceram a metodologia de ensino a distância que foi explicada pelo coordenador de Marketing, Valdinei Oliveira e conheceram detalhes da instituição quer foi explicado pelo Prof. Me. Eugênio Daniel, coordenador geral de Ação Comunitária.

Graduação e formas de ingresso na Educação a Distância

Com várias formas de ingresso o Claretiano – Centro Universitário com Polo de Apoio Presencial em Jales, oferece dezenas de cursos. Eles abrangem as mais variadas áreas do conhecimento, por exemplo, Educação, Engenharias, Direito, Teologia, Filosofia, Cursos Superiores de Tecnologia, Saúde, Gestão, Comunicação, Social, Humanidades e Artes, Ciências Sociais, Negócios, Computação, Bem-estar  e muitas outras. Todos são na modalidade a distância e os alunos têm todo o suporte com os tutores, professores, material didático e plataforma de estudo exclusivo, além dos encontros presenciais que são realizados no Polo de Apoio localizado no Centro da cidade.
Para iniciar a graduação no Claretiano o Profº. Me. João Régis Alves Corrêa, coordenador do Processo Seletivo do Claretiano, explicou que há várias formas de ingresso. “Temos o vestibular tradicional, a prova on-line e o ingresso utilizando a nota do ENEM. No vestibular tradicional o candidato precisa realizar a sua inscrição pelo site claretiano.edu.br e comparecer no polo no dia e horário definido para realizar a prova. Já na prova on-line, assim que o candidato finaliza a inscrição, a prova é disponibilizada imediatamente de forma on-line”, conta o coordenador ressaltando que a avaliação é composta apenas por uma redação.
O coordenador lembra que as inscrições para o vestibular tradicional estão abertas e podem ser realizadas pelo site ou no polo de apoio presencial.  Para o ingresso com a nota do ENEM, o Profº Me. João Régis explicou que o Claretiano aceita os resultados de 2013 a 2018.

Pós-Graduação

Para quem já tem uma graduação, mas quer dar um ‘up’ no currículo a pós-graduação ou os programas de segunda graduação são boas opções para abrir novas oportunidades. Em ambos os casos não é preciso fazer o processo seletivo, mas é fundamental a comprovação da conclusão da graduação.
Os cursos oferecidos são lato sensu (especialização) e destinados a candidatos que queiram complementar e aprofundar os conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais em campos específicos do saber e à capacitação técnica, científica ou cultural em novas áreas do conhecimento.
A pós-graduação também é na modalidade de estudo a distância e o aluno tem a sua disposição um corpo docente qualificado, materiais didáticos atualizados, um moderno ambiente virtual de aprendizagem e todo o suporte educacional que somente uma faculdade que está há seis anos consecutivos como a melhor do Brasil na categoria ensino a distância, segundo avaliação do MEC, pode oferecer.
Além de todas as vantagens que o Claretiano oferece outro diferencial é o investimento mensal, pois as parcelas são bem acessíveis. Como não precisa fazer o processo seletivo a seleção dos candidatos é realizada após a análise da documentação exigida na inscrição; tendo a avaliação como referência o histórico escolar da graduação. Vale lembrar que o Claretiano tem tradição de quase 50 anos na área educacional e está hoje com mais de 110 polos em todas as regiões do país e além disso, encerrará 2018 com sete notas máximas em avaliações do Ministério da Educação.

Dicas para se sair bem na EaD

Com apenas algumas dicas o aluno pode se dar bem na educação a distância e conquistar o seu tão sonhado diploma da graduação. A primeira dica é definir um horário para estudar todo o conteúdo proposto e fazer as atividades solicitadas. Fazer do estudo uma rotina diária e respeitar as datas de entrega de atividades são fundamentais e mesmo depois de fazer as atividades é importante que o aluno participe dos grupos de discussão com seus colegas de sala de aula virtual.

Consultar o site do MEC para ver ser a instituição é credenciada para oferecer o curso é fundamental. E o Claretiano preenche todos os requisitos para a oferta a EaD e vai além, ele é considerado por seis anos consecutivos o melhor centro universitário do País e obtém nota 4 nas avaliações do ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, numa escala de 1 a 5. Essa nota vem reafirmar a preocupação e a tradição do Claretiano com um ensino de qualidade, apoiado em um projeto educativo consistente, com profissionais comprometidos com uma educação transformadora e formadora da pessoa humana.

Metodologia a Distância

Com mais de 1,7 milhão de estudantes, o que representa uma participação de 21,2% dos alunos da graduação no país, de acordo com o último censo da educação superior divulgado pelo INEP –  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais -, a Educação a Distância rompe preconceitos, vence o estigma e se torna oportunidade para quem quer conquistar um diploma de nível superior. Ainda segundo o relatório do INEP em 2017 a Educação a Distância em todo o país, aumentou 17,6%, pois em 2016 a modalidade contava com 1.494.418; encerrando o ano passado com 1.756.982 universitários. E a tendência é de que aumente ainda mais.
Hoje basta um computador ou qualquer dispositivo móvel, como por exemplo, tablet ou smartphone, com internet que é possível fazer um curso superior. Assim é a educação a distância, uma forma prática, simples e o aprendizado é garantido, claro para quem se esforça. O Claretiano oferece tecnologias modernas que permite o acesso da Sala de Aula Virtual até pelo celular, via APP. O material didático da instituição também é outro diferencial. Eles são preparados exclusivamente por mestres e doutores, docentes da instituição, específico para cada curso, sendo que todos são reconhecidos pelo MEC.
O reconhecimento do Ministério da Educação é muito importante e deve ser levado em consideração na hora de optar pela educação a distância, pois ele reflete o desempenho da instituição e se ela oferece os mínimos requisitos e padrões de qualidade para a oferta do curso. E os cursos do Claretiano possuem notas máximas no reconhecimento, além disso, a instituição é considerada a melhor faculdade EaD do país por seis anos consecutivos graças ao bom desempenho dos estudantes no ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
Em uma escala de zero a cinco a instituição tem nota 4, sendo que essa nota vem reafirmar a preocupação e a tradição do Claretiano com um ensino de qualidade, apoiado em um projeto educativo consistente, com profissionais comprometidos com uma educação transformadora e formadora da pessoa humana.

Conheça a história  

Presente em todo território nacional e no exterior, o Claretiano faz parte do Claretiano – Rede de Educação, que é dirigida pelos Missionários Claretianos, congregação que tem como fundador Santo Antônio Maria Claret, nascido em 23.12.1807 (Sallent, Catalunha, Espanha). No ano de 1849, em Catalunha, ele junto com mais cinco amigos sacerdotes, fundou a congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, cujos membros são conhecidos como Missionários Claretianos. Inicialmente a Congregação se dedicou exclusivamente ao serviço missionário e posteriormente foi assumindo outras atividades apostólicas: paróquias, educação (colégios, faculdades, escolas eclesiásticas, formação de leigos, agentes de pastoral e voluntários), missões, meios de comunicação social, obras sociais e promocionais, etc. Santo Antônio Maria Claret  faleceu em 24 de outubro de 1870, dia em que é celebrada sua festa em todas as frentes apostólicas claretianas espalhadas pelo mundo. Sua santidade foi reconhecida pela Igreja Católica, sendo beatificado no ano de 1937 e canonizado no dia sete de maio de 1950.Atualmente a Congregação Claretiana conta com mais de 3100 missionários, presentes em todos os continentes e em 63 países. No Brasil ela chegou no ano de 1895, conta atualmente com uns 150 missionários e está presente em vários Estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Rondônia. Seguindo o estilo de Claret, que foi um “educador”, a Congregação Claretiana assumiu a Educação como um meio de evangelizar e promover a vida. Na área educacional, trabalha em várias atividades: educação infantil, fundamental, médio e superior. Em vários países trabalha na formação do clero, de religiosos e religiosas e de agentes de pastoral leigos. Nos cinco continentes, trabalha com 90 centros educacionais e com mais de 77 mil alunos e conta com a colaboração de mais de 3.650 docentes, além de um grande número de funcionários administrativos que colaboram nessa missão partilhada. Com a missão de “Capacitar a pessoa humana para o exercício profissional e para o compromisso com a vida, mediante a sua formação integral; missão essa que se caracteriza pela investigação da verdade, pelo ensino e pela difusão da cultura, inspirada nos valores éticos e cristãos e no carisma Claretiano que dão pleno significado à vida humana”. (PEC, 2012, p. 17”), o Claretiano, que é considerado referência na Educação a Distância, encerra o ano com notas máximas nas avaliações do MEC.

O Polo de Apoio Presencial de Jales fica anexo à Escola Vocacional na rua Roma, 3317, Paulo VI. O telefone é 17. 3632-1027. O atendimento é de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

 Acesse www.claretiano.edu.br e conheça mais sobre o Claretiano – Centro Universitário.

2 Comentários para “Claretiano inaugura polo de apoio presencial em Jales”

  1. Alessandra Sudre disse:

    Como ser parceiro para abrir um polo

  2. diocese disse:

    Entre em contato através do contato: (16)3660-1640

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.