Diocese de Jales

Notícias da Diocese › 12/04/2019

A Semana Santa na Diocese de Jales

A Diocese de Jales se prepara para a vivencia da Semana Santa em todas as Paróquias e comunidades, depois do período da quaresma, onde foi refletido a conversão, fraternidade e caridade. A caridade, um dos exercícios quaresmais, se concretiza pelo “Gesto Concreto de Partilha Solidária”, segundo os critérios da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e como lema “Serás libertado pelo Direito e pela Justiça” (Is 1,27).

A Semana Santa se inicia com o Domingo de ramos, no qual o Gesto Concreto de Partilha Solidária é realizado. A Cáritas Diocesana, que recebe o total dessa Coleta, encaminha 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade, da conferência Nacional dos Bispos no Brasil, que os destina a projetos socioeducativos de grande porte. Os 60% que ficam com a Cáritas Diocesana, são utilizados para apoiar projetos socioeducativos na Diocese de Jales.

Em 2018 com a contribuição de todas as comunidades foi arrecadado R$69.388,28, com 60% desta quantia a Cáritas Diocesana apoiou os seguintes projetos: “Descobrindo Talentos” (auriflama); “Tocando e Encantando” Ilha Solteira); “Comunidade Terapêutica Chácara Jerusalém” (Santa Fé do Sul); “De Olho no Futuro” e “Caminhando e Cantando” (Jales); “Educando com Música e Cidadania” e “Dança da Alma” (Três Fronteiras). Esses e novos projetos apresentados este ano, serão apoiados financeiramente se estiverem de acordo com a Campanha da Fraternidade e os princípios da Cáritas.

Dando sequência na Semana Santa na terça-feira, dia 16 de abril, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Assunção em Jales, Dom Reginaldo junto com todos os padres da Diocese celebram a Missa dos Santos Óleos, sinal de Unidade da Igreja Particular que se reúne para renovar seus compromissos vocacionais e também realizar a Benção dos Óleos.

O óleo dos catecúmenos (catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água), ou seja, do Batismo; o óleo do Crisma, para a celebração do Sacramento da Crisma e também usado na ordenação sacerdotal e episcopal; e também a benção do óleo dos enfermos. São três óleos benzidos na mesma cerimônia, simbolizando a unidade diocesana. No final da celebração cada comunidade leva um pouco de cada óleo para ser usado na hora do Batismo, da Crisma ou se houver alguma ordenação sacerdotal, e na Unção dos Enfermos.

Durante o Tríduo Pascal cada comunidade segue seus costumes e horários de cada celebração, muitas com criatividade realizam encenações como na cidade de Jales que tradicionalmente se realiza no Teatro Municipal o Teatro Musical da Paixão de Cristo, neste ano será na quarta-feira, dia 17 de abril às 20h, a entrada é um litro de leite (caixa).

A Semana Santa se encerra com a Vigília Pascal, uma das Celebrações Solenes mais importantes da Igreja, que antecede a Celebração do Domingo de Páscoa, da Ressureição do Senhor. Na Diocese de Jales tem se o costume de realizar Batismos de adultos no Sábado Santo e no Domingo de Páscoa o Batismo das crianças.

Confira a programação da Semana Santa nas comunidades AQUI

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.