34ª Romaria diocesana terá novo local de concentração

A Diocese de Jales se prepara para a 34ª Romaria Diocesana, que se realizará no próximo dia 19 de agosto em Jales, celebrando a Solenidade de Nossa Senhora da Assunção e o aniversário de instalação da Diocese. Em sintonia com o Ano Nacional do Laicato neste ano a Romaria assume o lema “ Com Maria Somos sal da terra e luz do mundo”.

A romaria que já faz parte do calendário da Igreja Particular de Jales, reúne todos os anos mais de 10 mil fiéis que vem dos 44 municípios que compõem a área Diocesana. No ano de 2017 reuniu aproximadamente 18 mil fiéis. O evento marca a comunhão e partilha das 236 comunidades pertencentes a diocese.

Neste ano a romaria terá novo percurso, a concentração inicial será na Igreja Santo Expedito, localizada na Avenida Nações Unidas no Jardim Santo Expedito.

Em preparação a Romaria Diocesana a Equipe de Subsídios preparou um livreto com quatro encontros e uma celebração, para refletir sobre o lema da romaria, destacando a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas na vida eclesial e na sociedade, a partir de suas diversas realidades sociais. Foi impresso aproximadamente 10 mil exemplares do livreto em preparação a Romaria, que já foi distribuído para os distintos grupos das paróquias e quase paróquias.

A Igreja tem Maria como exemplo de cristã leiga, que assumiu com fidelidade a missão à qual Deus chama a todos, associando-se à missão do Filho de Deus, anunciada por ele como Boa Nova para os pobres e oprimidos.

Para a Diocese, a Romaria representa um precioso instrumento de trabalho pastoral. Por ela se cultivam os valores da religiosidade popular, e ao mesmo tempo se fortalece a conscientização do povo e sua organização, através dos grupos que se reúnem para refletir e preparar com antecedência o tema que a Romaria celebra. Pela Romaria a Diocese se une também aos grandes assuntos que em cada ano vão preocupando a vida da Igreja e da sociedade.

Como surgiu a Romaria?

A Romaria Diocesana, dedicada à Nossa Senhora da Assunção, teve início no ano de 1985, no dia 18 de agosto, quando nossa Diocese celebrou seu Jubileu de Prata. Naquele dia, milhares de romeiros de toda a Diocese conduziram em uma grande caminhada, o Cruzeiro da Fundação do Município de Jales, abandonado, até então, em um terreno de um bairro da cidade. Esse Cruzeiro foi reimplantado ao lado da Catedral, hoje, dentro da Catedral para ser preservado, sinalizando a centralidade de Cristo na Igreja. No final da celebração eucarística daquela Romaria, Dom Luiz Demétrio Valentini, hoje, Bispo emérito, perguntou aos romeiros se queriam voltar no ano seguinte para uma segunda Romaria. A adesão foi unânime e entusiasta.

Temas das Romarias de cada ano:
1985:
Jubileu de Prata da Diocese de Jales
1986: Chamados a ser Povo de Deus
1987: Chamados a serem cristãos
1988: Maria Peregrina com seu Povo
1989: Famílias a Serviço da Vida
1990: Mulheres e Homens chamados a servir
1991: Chamados para a Ceia do Senhor
1992: Chamados para a nova Evangelização
1993: Todos Chamados para a Missão
1994: Famílias em Romaria
1995: Comunidades em Missão
1996: Eucaristia, Vida para a Igreja
1997: Com Maria na estrada de Jesus
1998: Com Maria guiados pelo Espírito Santo
1999: Com Maria caminhamos para o Pai
2000: Com Maria glorificamos a Trindade
2001: Com Maria somos Igreja a Caminho
2002: Com Maria e os apóstolos celebramos nossa fé
2003: Com Maria somos Igreja chamada a evangelizar
2004: Com Maria encontramos o Salvador
2005: Reunidos para a Ceia do Senhor
2006: Todos discípulos e missionários de Jesus Cristo
2007: Com Maria partimos em missão
2008: Com Maria seguimos em missão
2009: Com Maria construímos nossa história
2010: Com Maria celebramos nossa história
2011: Igreja em renovação a serviço da vida
2012: Igreja em constante renovação
2013: Cremos na Igreja de Cristo
2014: Enviados por Cristo, saímos em missão
2015: Com Maria revivemos nossa história.
2016: Com Maria celebramos a misericórdia de Deus
2017: Com Maria nos libertamos de novas escravidões.
2018: Com Maria somos sal da terra e luz do mundo.

Últimos Posts