Dicas Liturgicas Para O 29º Domingo Do Tempo Comum

0

22 de outubro de 2017
Ano A

As atitudes de Jesus demonstram o reconhecimento da Salvação divina para conosco. Sempre que buscamos o Senhor, reconhecidos do bem que fez a nosso favor, entramos em contato com a sua Salvação

Evangelho: Mateus 22,15-21

Os fariseus buscavam, sem trégua, desacreditar Jesus diante do povo ou colocá-lo numa situação complicada, de modo a terminar encarcerado pelas tropas romanas. Uma declaração comprometedora saída de sua boca seria uma boa cilada.
Por isso, enviaram para armar-lhe ciladas alguns de seus discípulos acompanhados de judeus partidários de Herodes, simpatizantes do poder romano. É bom recordar o ódio que os fariseus nutriam por estes dominadores estrangeiros.
Os emissários agiram com extrema esperteza: trataram Jesus de maneira cortês, louvando-lhe os ensinamentos e a coragem, vendo que não se deixava amedrontar por ninguém. Além disso, apresentaram-se como judeus piedosos, cheios de escrúpulos de consciência.
Propuseram ao Mestre a questão da liceidade ou não de pagar o tributo a César. Jesus, porém, deu-se conta da hipocrisia deles travestida de piedade. Por isso, ofereceu-lhes uma resposta que os deixou confundidos.
Em última análise, a resposta do Mestre serve ainda hoje para discernirmos o lícito e o ilícito.
Qualquer coisa é lícita, desde que compatível com o projeto de Deus. O que fere este projeto é ilícito e deve ser rejeitado por quem aderiu ao Reino e procura pautar-se por ele.
Tomando Deus como ponto de referência, é possível determinar, em cada caso concreto, o que é ou não é permitido. Bastava, pois, que os emissários dos fariseus aplicassem este critério à questão do tributo a ser pago ao imperador romano.

Algumas dicas para nossa liturgia. Cor litúrgica: verde

  • Neste domingo apresentar os símbolos da Missão: Bíblia, Cruz, livro de bênçãos e a água.
  • O comentário inicial deve conduzir a assembleia celebrante para o grande mistério que será celebrado. Deve conter também aspectos missionários do mês que estamos vivendo.
  • Sugerimos que seja rezado o credo niceno-constantinopolitano pagina 11 do livro.
  • As preces podem ser substituídas pela oração missionária do panfleto da missão ou se encerrar com ela.
  • Lembramos que a coleta deste final de semana é destinada as obras missionarias da Igreja no Brasil e no mundo.
  • Os cantos para celebração tenho um caráter missionário, vamos sugerir alguns.

Sugestões de cantos:
Entrada: 87 ou 88
Ato penitencial:  96
Gloria:126 ou 128
Salmo: é o mesmo do lecionário
Aclamação: 334 ou 335
Ofertas: 421 ou 422
Santo:
440
Comunhão: 563 ou 565
Envio: 606

Concedei, ó Deus, ao povo cristão conhecer a fé que professa e amar a liturgia que celebra. Por Cristo nosso Senhor. Abençoe-nos o Deus todo poderoso, Pai Filho e Espírito Santo. Amém!

You might also like More from author

Leave A Reply

Your email address will not be published.